- 10 de julho de 2018
- Publicado por: Eduardo Cavalcanti
Observando o cenário disruptivo da Nova Economia, ou Economia 4.0, marcada pela inovação tecnológica, que vem pautando e exigindo do mercado novas práticas negociais mais céleres, seguras e diversificadas é que o Governo Federal, no dia 04 de julho de 2018, lançou o site hubi4.0 ( https://www.hubi40.com.br ). Tendo sido originalmente apresentado em março de 2018, durante a edição para a América Latina do Fórum Econômico Mundial.
O site tem o objetivo de alavancar e diversificar as oportunidades de negócio da Indústria 4.0 no Brasil, sendo um projeto lançado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviço (Mdic) em parceria com a Aliança 4.0, grupo estratégico que reúne empresas e entusiastas da Nova Economia.
O “hubi4.0” oferece fóruns de interação que possibilitam a aproximação entre empresários e investidores, viabilizando a exposição dos modelos de negócios da Nova Economia, gerando assim oportunidades de investimento e maior volume de negociações.
O portal serve ainda de repositório para os interessados conhecerem os múltiplos aspectos da nova economia, a exemplo de tecnologias como a Geolocalização, Inteligência Artificial, até operações de eficiência energética e otimização de processos. Cumprindo o site dupla função social, o de proporcionar espaço para os novos negócios, além de possuir o caráter informativo.
A indústria 4.0 é um modelo de inovação das indústrias que se baseia no uso intenso de tecnologias para aumentar a produtividade e já é uma realidade em diversos países do mundo, além de abrir espaço para a compra de produtos e serviços de diversos fornecedores – Marketplace – o novo portal irá ampliar e fortificar essa indústria no país.
O “hubi4.0” é um instituto independente e privado que pesquisa os meios de geração de novos conceitos, produtos, soluções e serviços no crescimento da indústria 4.0 e com certeza irá contribuir para consolidar esse modelo de inovação entre as empresas brasileiras.
Além do hubi4.0, o Governo Federal já lançou o site Indústria 4.0, também por meio do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviço (Mdic). Ambos os sites se coadunam e consolidam a presença digital do Governo Federal na internet para o fomento a informação e ao desenvolvimento tecnológico para a promoção de novos negócios na Era Digital.
É inconteste que a Nova Economia é uma realidade no cenário econômico brasileiro e global, devendo não só os empresários e investidores, mas o cidadão comum estarem atentos as novas nuances econômicas e tecnológicas.
Por Rijkaard Dantas e Mirella Gomes